domingo, 30 de março de 2014

Veja o Frequencímetro que montei ainda na placa de teste

Veja o Frequencímetro que montei ainda na placa de teste . Pretendo usar no meu TransGlobe Philco Ford,estou sintonizado na Radio 9 de Julho AM frequencia de 1.600kHz,e outras estou sintonizando a Radio Record AM 1000hKz. Tenho que melhorar para sintonizar exatamente igual.Lembrando que estas frequencias mostradas são completas tem que subtrair a frequencia da FI de 455 Hz logo uma frequencia de 1000kHz é mostrado 1455...kHz.Pessoal estou aguardando comentarios ou alguma dica por gentileza!




17 comentários:

Rei da Eletrônica disse...

Olá J. Carlos, Bem amigo, o que acontece é o seguinte, você esta medindo a frequência no oscilador local, e este por sua vez tem uma frequência de 455kHz acima da frequência de recepção.
Por exemplo, para que seu rádio capte uma estação que esteja em 1MHz o oscilador local deve sintonizar a frequência da estação mais o valor da FI, no caso 455khz. Ou seja, o frequencímetro deve mostrar 1.455Mhz. A solução seria causar um delay de 455kHz no registrador TIMER0 do PIC. Lembre-se que você pode usar tanto o 16F84 ou o 16F628, os registradores são os mesmo. Uma solução mais fácil é medir a frequência no misturador.

PY2255 SWL disse...

Ótimo !
Só preciso descobrir onde localiza o misturador neste radio Transglobe Philco Ford. E como eu não conheço programação em C ou Hex,como fica em programa se eu abrir no WinPro800 para mudar fazer este Delay?
Obrigado pelo comentario e o retorno super rápido.
J.Carlos

Unknown disse...

J. Carlos,
O delay não pode ser mudado no WinPro, você deverá mudar isso no compilador de programação em C. Como esse projeto foi uma referencia do artigo http://www.circuitvalley.com/2011/07/60-mhz-frequency-meter-counter.html eu não sei se a programação foi feita em C ou Assembly.
Me informe o modelo do Transglobe para da uma olhada no diagrama dele.

PY2255 SWL disse...

O modelo do radio é o Transglobe Philco Ford 9Band Modelo:B-481.
Eu tenho o software PIC C Compiler instalado no meu micro mas eu ainda não sei mexer com este tipo de programa . Instalei porque como estou tentando fazer um frequencimetro para este radio analógico então baixei ele . Amigo fico muito agradecido pela ajuda .

J.Carlos

Rei da Eletrônica disse...

Bom dia J. Carlos,
Encontrei o diagrama do seu rádio, http://www.sarmento.eng.br/Esquemas/Transglobe9Y.JPG, tente medir no coletor do transistor T303.
Mesmo assim se não conseguir, já pedi o programa para o autor que fez o frequencímetro, assim que ele responder eu faço a modificação e envio para você.

PY2255 SWL disse...

Maravilha .
Vou colher o sinal neste lugar que voce indicou,embora o lugar que pego o sinal aqui mostrado corresponde as frequencias mais a freq.de FI 455kHz por exemplo radio Record 1000klz mostra 1455klz . O frequencimetro esta funcionando correto não é? Oque precisa é tirar esta frq.de FI 455Khz .
Amigo fico no aguardo,estou torcendo para que de certo ,imagina um radio deste com sintonia digital!!!

Rei da Eletrônica disse...

Boa noite J. Carlos,
O frequencímetro esta funcionando corretamente.
Se mesmo medindo onde eu te indiquei você não conseguir subtrair a FI me informe, não se preocupe, irei fazer a subtração da FI na programação.
Só me informe se qual foi o PIC usado o 16F84 ou o 16F628A.

PY2255 SWL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PY2255 SWL disse...

Ola amigo.
O PIC usado é o PIC16F84A 04/P eu testei no TR 303 ,onde voce ve este sinal no frequencimetro (Foto no Blog) eu estou conectado no emissor TR 302 é so neste ponto que consigo ver as frequencias.
Obrigado.

PY2255 SWL disse...

MELHORANDO A RESPOSTA
Ola amigo.
O PIC usado é o PIC16F84A 04/P eu testei no TR 303 conforme voce indicou mas não aparece fica tudo zero o frequencimetro,onde voce ve este sinal no frequencimetro (Foto no Blog) eu estou conectado no emissor TR 302 é so neste ponto que consigo ver as frequencias.
Obrigado.

Rei da Eletrônica disse...

OK, irei reprogramar o pic para subtrair a IF, ai você faz o teste é ver se funciona.

PY2255 SWL disse...

Opa valeu vou aguardar!

ANTI-MOFO disse...

Olá, não entendo nada do assunto mas logo se nota que você é profundo conhecedor. Você saberia dizer quem pode calibrar um Transglobe Philco em São Paulo? Abraço!

PY2255 SWL disse...

Amigo eu sei de um alias mandei um outro radio Transglobe (tenho3)para calibrar ,mas este o valor é salgado. Tem outro na zona sul o Moreiro só conheço por telefone parece ser um ótimo conhecedor do assunto os endereços posso passar para voce por e-mail ,sim. envie para mim que te mando abraços.

PY2255 SWL disse...

Colega eu mandei para esta assistencia técnica que te escrevi entre neste link e veja :
http://py2mok.tripod.com/transglobe.htm
e o outro é :ELETRONICA MOREIRA Zn SUL (TRANSGLOBE PHILCO)este só falei com ele por tel.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Cara, legal seu projeto, eu tenho dois transglobos e gostarei de saber se forneceria o projeto para eu montar para os dois rádios que eu possuo, seria possível fornecer este projeto e as peças que compõe esta montagem?
Desde já vos agradeço e 73's ao colega
de PY5047SWL - Maru

PY2255 SWL disse...

Colega este projeto do frequencimetro ainda nao esta pronto ,estou aguardando a solução do mesmo atraves do amigo do blog Rei da Eletronica. Quanto ao projeto em si e os componentes estão no site :
http://www.reidaeletronica.com/2013/09/frequencimetro-de-60mhz-com-pic16f628.html. Boa sorte duvida é so postar .
Obrigado