quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Características de cada faixa


As diversas faixas de alta freqüência possuem características variadas no que diz respeito àpropagação, alcance, etc. Abaixo, são enumeradas algumas das principais características:
120 a 60 m: correspondem às chamadas ondas tropicais; durante o dia permite a sintonia de estações até 200 a 300 km de distância. Ao cair da noite começam a aparecer as estações mais distantes. Os melhores horários para captações DX são os horários próximos ao nascer e ao pôr do sol.
49 m: durante o dia permite a sintonia de estações até 500 km distantes, contudo ao cair da tarde permite alcances maiores; a faixa começa a se fechar aproximadamente duas horas após o pôr-do-sol.
41 m: apresenta características similares às da faixa de 49 m, contudo sendo utilizada por um número menor de emissoras, por não estar alocada para uso nas Américas.
31 m: durante o dia e início da noite, usada para distâncias até 5.000 km; à noite é usada para distâncias mais longas.
25 m: similarmente aos 31 m, durante o dia e início da noite, usada para distâncias médias até 5.000 km; durante a noite, para distâncias mais largas.
22 m: possui características similares às da faixa de 19 m, porém sendo menos utilizada, pois muitos receptores, principalmente modelos mais antigos, não oferecem essa faixa.
19 m: permite alcances de até 15.000 km; permanece quase sempre aberta, mas durante o dia apenas estações de alta potência podem ser sintonizadas.
16 m: permite alcances maiores do que as faixas anteriores, sendo bastante utilizada durante o dia para estações a longa distância.
13 m: permanece quase sempre aberta; porém durante os períodos de baixa atividade das manchas solares é pouco usada, e apenas durante o dia, sendo que à noite somente estações de alta potência poderão ser sintonizadas.
11 m: permite boa propagção apenas nos períodos de alta e média atividade das manchas solares, para emissões diurnas; por isso, e também pelo fato de boa parte dos receptores no mercado não oferecer esta faixa, é utilizada por pouquíssimas emissoras.
Fonte:http://pagina.de/ondascurtas/

Rádio Vitoriosa 1390 AM - Uberlandia / Minas Gerais

Alguem sabe o endereço da Radio Vitoriosa 1390 Am de Uberlandia pois tenho um IR para enviar para esta emissora mas não achei na Net.  Tem emissora que parece que esconde o endereço,oqual dificulta muito nós Dexista ,pois preparamos depois de horas um Informe de Recepção e quando vai procurar o endereço aí encontra o problema pois não se consegue achar o endereço Rádio Vitoriosa 1390 AM - Uberlandia / Minas Gerais