terça-feira, 4 de novembro de 2014

Dia do Radioamador‏

POR QUE OS RADIOAMADORES SÃO CONHECIDOS COMO "HAM"?


Você tem curiosidade em saber por que os radioamadores são chamados, internacionalmente, de “HAM”? Bem, é o seguinte: A palavra HAM surgiu em 1908 como indicativo da primeira estação de amador operada por alguns amadores do Radio Clube Harvard.

Eles eram Albert S. Hyman, Bob Almy e Poogie Murray.

Inicialmente eles chamaram sua estação de "HYMAN-ALMY-MURRAY". Infelizmente era um nome longo para pronunciar e, rapidamente, tornou-se confuso e foi alvo de revisão. Eles mudaram o nome da estação para “ HY-AL-MU ”, utilizando as primeiras duas letras de cada um dos seus nomes.

No início de 1901 aconteceu uma confusão entre os sinais da estação de amadores "HYALMU" e um navio mexicano chamado "HYALMO". Então eles decidiram usar somente a primeira letra de cada nome, e a estação passou a chamar “HAM”.

Nos primórdios dias, de um radioamadorismo não regulamentado, os operadores de rádio escolhiam suas próprias freqüências e letras do indicativo. E naquela época, como agora, alguns amadores tinham melhores sinais do que algumas estações comerciais.

Esta situação tornou-se alvo do Comitê de Legislação do Congresso, em Washington, e o Congresso estabeleceu um tempo para proposição de uma legislação que limitasse a atividade do radioamadorismo.

Em 1911, Albert Hyman escolheu um polêmico projeto de lei para regular as comunicações sem fio como tópico de sua tese em Harvard. Seu instrutor insistiu que uma cópia fosse enviada ao Senador David Walsh, um membro do Comitê de Legislação. O Senador ficou tão impressionado com a tese que solicitou a Albert Hyman a apresentar-se ao Comitê.


5 de Novembro - Dia do Radioamador‏


Albert Hyman apresentou-se, tomou seu lugar e descreveu como a pequena estação foi construída e quase chorou quando disse, à sala do Comitê repleta de pessoas, que se alguma taxa fosse cobrada eles teriam que fechar a estação porque eles não poderiam pagar taxa de licenciamento e todos os outros requerimentos que uma legislação impusesse às estações de amadores.

Os debates referentes ao projeto de lei das comunicações começaram e a pequena estação “HAM” tornou-se símbolo de todas as pequenas estações de amadores no país, que imploravam para ser resguardadas das ameaças e ganâncias das grandes estações comerciais que não os queriam por perto.

O projeto de lei finalmente foi a plenário e todos falaram sobre a “... pequena e pobre estação HAM”. Isto é como tudo começou.

Você encontrará a história completa nos registros do Congresso (Americano).

Por todo o mundo associa-se “HAM” com operadores de rádio-amador.

A partir daqueles dias e, provavelmente, até o final dos tempos de rádio um radioamador é um “HAM”.

Observação: logicamente os termos Comitê de Legislação e Congresso referem-se a órgãos governamentais dos Estados Unidos.

(Homenagem a meus parceiros comunicadores de PY4FC, Gabriel Campos de Oliveira, sempre QAP e QRV).

Fonte:radioescutas@yahoogroups.com